Hoje vamos abordar um tema um pouco delicado, o tão criticado “sexismo nos disfarces”. São muitas as vozes que se levantaram queixando-se que os disfarces para raparigas são excessivamente sensuais. Disfarces de profissões, de super-heróis, de fantasia… todos eles inapropriados segundo algumas vozes.
ALEGAÇÕES
Os disfarces são sexistas. Ponto. A frase diz tudo, não vamos desenvolve-la mais.
DEFESA
Os fabricantes de disfarces fabricam o que sabem que vão vender. As lojas compram e expõem nas suas vitrinas o que sabem que vão vender. O consumidor é o que marca a linha do design, se um produto tem êxito no mercado e triunfa nas vendas, é óbvio que tanto os fabricantes como os vendedores seguirão com essa linha, porque têm as vendas asseguradas, portanto, o consumidor final é o responsável pela eleição.
Nestas imagens podeis ver que, por exemplo, o fato de bombeiro sensual também está disponível, mas ninguém precisa protestar porque existem muitos disfarces de rapazes sexys.
Vocês têm de ter em conta que outro factor muito importante na hora de escolher os fatos é o preço. A maioria dos consumidores procura os disfarces mais económicos, cada vez exigem mais que os disfarces sejam baratos e os fabricantes têm que fazer malabarismos para conseguir fatos bonitos e a baixo custo. Uma maneira de conseguir isso é reduzir a matéria-prima, neste caso da foto, ao rapaz tirou-se a camisa para que eles possam reduzir o preço do disfarce e à rapariga pôs-se a saia curta, reduzindo os metros de tecido e o tempo de fabrico afectando directamente o preço do fato de carnaval.
Mostramos outro exemplo com os fatos de polícia. É verdade que, na imagem, a rapariga aparece com um fato sensual e o rapaz com o clássico uniforme de polícia, mas quem disse que o disfarce sensual apenas se venderá a mulheres e o outro só a homens?
É a escolha de cada um que disfarce quer usar, as mulheres podem comprar o fato de calças compridas se assim o preferirem e os homens também podem escolher.
O que é claro é que não se pode fazer cinquenta fotos diferentes para cada disfarce com a finalidade que ninguém se sinta ofendido. As pessoas que usam tamanhos maiores podem queixar-se que nas fotos aparecem pessoas mais delgadas, os mais baixos queixar-se-ão que nas fotos estão pessoas mais altas… como disse, não se pode fazer cinquenta fotos para cada disfarce.
Estas fotografias não são feitas assim por acaso, por detrás de cada foto existe um estudo rigoroso feito por profissionais com a finalidade de aumentar as vendas. Se todos os estudos coincidem em que estas imagens são as que mais vendem, é porque isto é o que o consumidor exige. Com isto voltemos ao início, designers, fabricantes e vendedores colocam no mercado o produto que o cliente pretende e o disfarce sensual continua a ser um dos produtos de eleição.
Continuamos a insistir que existem milhares de disfarces disponíveis para escolher, mas gostamos de complicar, a um fato de empregada doméstica sensual para mulher ataca-se por todas as partes, por ser sexy e por identificar as mulheres com o trabalho de empregada doméstica, que deveríamos dizer então do disfarce de porco para homem? E o de enfermo? Poderíamos considerar este último humilhante, identificar os homens como pessoas doentes e com o rabo ao ar…
O Carnaval é diversão, sátira, humor, às vezes grotesco, irónico ou zombador, muitas vezes crítico, mas acima de tudo festivo.
A escolha do disfarce é algo pessoal e cem por cento respeitável, cada um é livre de disfarçar-se como quiser e um disfarce pode não parecer adequado, mas é nossa impressão e aí é onde entra no jogo o respeito e a tolerância.
Existem milhares de disfarces no mercado, se num carnaval encontrares raparigas com vestidos sensuais, é porque elas escolheram esse disfarce entre centenas de opções. Elas decidiram que adoram vestir-se com vestidos justos ou saias curtas e é uma decisão tão respeitável como outra qualquer.
Os fatos sexy vende-se e muito, isto quer dizer que há um grande sector que gosta e o defende e para todos aqueles que não lhes parece bem, há milhares de modelos disponíveis para escolher mais de acordo com os seus gostos.
SENTENÇA
O disfarce é inocente