Longe vai o tempo em que o carnaval era a época do ano mais ansiada por todos. As mascaras de carnaval, os desfiles, a folia, a diversão…
Olhando para trás parece que foi à uma eternidade. Contudo, nos dias que correm parece que são cada vez menos as pessoas que se mascaram e saem à rua para aproveitar ao máximo o que este dia tem para oferecer.
Verdade se diga que até há alguns anos o dia de Carnaval era feriado oficial em Portugal, permitindo que todos aqueles que gostam desta época pudessem aproveitar a mesma.
Agora já não há ponte nesse dia e a terça feira de carnaval é um dia como tantos outros para quem trabalha e não pode pedir férias para se mascarar e incorporar outra personagem.
Mascaras de Carnaval – A importância de manter a tradição
Eu contra mim falo. Até aos 17 ou 18 anos adorava a folia e a diversão que este dia me proporcionava.
Hoje em dia, a caminho dos 30, o carnaval pouco ou nada me diz, são poucas as pessoas que conheço que saem nessa noite e vão festejar.
Talvez quando for mãe o espírito das mascaras de carnaval volte a pairar sobre mim. Nessa altura vou adorar comprar fatos de carnaval bebé e vestir-me a rigor.
Aí, vou explicar ao meu filho as tradições associadas ao carnaval, os dias em que passeava vestida de princesa, espanhola, com mascarilha ou minhota com máscaras personalizadas que a minha mãe comprava à costureira.
Eu tive sorte durante a minha infância. O colégio onde andava tinha vários desfiles de carnaval (muitas vezes também usávamos mascaras de Halloween e fazíamos desfiles nessa data).
Ainda hoje tenho dezenas de fotografias com os meus amigos que me fazem soltar gargalhadas valentes.
Ver-me com 6 ou 7 anos, juntamente com pessoas que hoje têm filhos exatamente com a mesma idade daquelas fotografias é algo completamente transcendente.
Embora hoje não a cumpra, sei que um dia mais tarde vou voltar a manter a tradição, porque apesar de tudo, continuo a adorar os fins de semana noutras cidades, aproveitar a folia, dançar, conhecer pessoas que nada mais querem do que esquecer os problemas da vida.
E na verdade é isso mesmo que o carnaval proporciona. Acima de tudo é alegria, despreocupação, sátira social… Sim, porque podemos dizer tudo o que pensamos, mas se for dito com humor o peso será sempre relativizado.
O melhor de tudo é que ao usar máscaras de carnaval específicas é possível passar mensagens. Mensagens essas que muitas vezes têm o poder de mudar o mundo.
Por isso sim, um dia, vou manter a tradição e irei usar disfarces de carnaval. Vou comprar artigos para festa e vou tornar esse dia uma celebração.