Quando falamos de fatos de pirata, a verdade é que a maior parte das pessoas imagina automaticamente um pirata perna de pau (até porque um dos piratas mais conhecidos das crianças e o Perna de Pau).
Mas será que sabe realmente o que é um pirata? De forma resumida, podemos dizer que se trata de um marginal que sozinho ou em grupo cruza os mares com o intuito de roubar ou pilhar navios e cidades por onde passem.
É importante frisar que os piratas eram hábeis a recolher bens e riquezas espantosas nas suas incursões no oceano.
As principais riquezas obtidas eram metais preciosos (ouro e prata), dinheiro, joias e pedras preciosas. Mas a maioria das pilhagens era feita aos mercadores, de quem roubavam linhos, roupas, comida, âncoras, cordas e medicamentos.
Se olharmos bem para a definição, um pirata não é propriamente uma boa pessoa. Assim sendo, porque é que o disfarce pirata é tão apreciado pelas crianças e pelos adultos?
É isso que vamos explicar-lhe de seguida.
Fatos de pirata – Porque é que gostamos tanto deles
Verdade seja dita. Devem ser poucas as pessoas que pelo menos uma vez na vida não usaram fatos de pirata.
E porque é que isso acontece? Pois bem, as crianças adoram-nos porque depois de verem o Peter Pan ficaram apaixonados pelo Capitão Gancho, um pirata malvado com uma mão em forma de gancho.
Já os adultos, adoram disfarces de carnaval pirata muito devido aos filmes dos “Piratas das Caraíbas”. Aqui, existem piratas de todos os tipos. Dos mais simples aos mais complexos, dos que roubam tudo atá aos que preferem não roubar nada.
Enfim, independentemente da idade, é fácil gostar de piratas, já que os mesmos acabam de uma maneira ou fazer por fazer parte do nosso imaginário.
Ser pirata – As regras que eram necessárias cumprir
Mas e se lhe dissermos que até mesmo para ser pirata de verdade, eram necessárias algumas regras? Pois bem, as mesmas eram definidas sempre pelo capitão do navio. Claro que para ser um carnaval pirata não tem de as seguir, mas é interessante saber.
- Se alguém tentar fugir, ou guardar algum segredo do resto da tripulação, ele deve ser abandonado numa ilha deserta com uma garrafa de pólvora, uma garrafa de água (o suficiente para sobreviver dois ou três dias), uma pequena arma e munições
- Se alguma encontrarem outro pirata e esse homem seguir o seu código sem o consentimento do capitão e da tripulação, deve sofrer a punição como o capitão e a tripulação quiserem
- Quem desrespeitar as regras deve ser punido com 40 chibatadas
- Homem que fica para trás é deixado para trás.
Estas são apenas 4 regras da pirataria.
Como vê, usar fatos de pirata é muito mais giro do que ser um pirata verdadeiro. Este carnaval, se em vez de ser um pirata quiser optar por fatos medievais, os mesmos são também uma excelente opção.