Existem cada vez mais trajes carnavalescos bastante diversificados. Mas, como é óbvio, a maior parte das pessoas não os conhece todos – é impossível.
Dessa forma, hoje resolvemos apresentar-lhe mais uma novidade da Casa do Carnaval. Este ano, temos também ao seu dispor maravilhosos disfarces de escoceses.
Basicamente o que é que isso quer dizer? Que quer seja homem ou mulher a optar por este tipo de disfarces, todos vão usar saias.
De seguida, damos-lhe não só alguns exemplos destes disfarces que pode adquirir, como contamos-lhe também um pouco mais sobre a Escócia, e o motivo de os homens usarem saia… ou seja, kilt (que eles não gostam que se diga que usam saia).
Disfarces de escoceses – Uma panóplia de opções à sua escolha
Este ano os disfarces de escoceses são uma das tendências, principalmente para homens que não têm medo do frio. Mas, desengane-se. As mulheres também podem usar este tipo de disfarce.
Se ainda não sabe bem qual o tipo de máscaras que irá usar, poderá encontrar inúmeras opções, das quais ressalvamos:
- Fato escocês em tons de azul
- Fato escocês em tons de cinzento
- Fato de escocês em tons de vermelho
- Fato de guerreiro escocês
- Fato de escocesa
- Fato de guerreira escocesa
Estas são apenas opções gerais, já que dentro de cada um destas alternativas, existe um leque bastante variado de opções.
Se procura uma das muitas fantasias que pode usar em família, esta é sem qualquer sombra de dúvida uma das mais giras e tradicionais.
Um pouco da história dos escoceses
Os escoceses são os membros de um grupo étnico da Escócia. Historicamente surgiram de uma mistura de povos celtas (como é o caso dos pictos, os gaéis e os britanos), povos germânicos (principalmente anglo-saxões) e colonos nórdicos.
Além dos whiskeys, uma das peças mais famosas dos escoceses é o kilt (o fato de homem com saia). Mas, muitas pessoas não sabem muito bem qual a história por detrás do mesmo.
O kilt é uma peça do tipo saia sem bifurcação pela altura do joelho, com pregas nas costas, originada no traje tradicional de homens e meninos gaélicos nas Terras Altas escocesas.
O mesmo foi registrado pela primeira vez no século XVI como o belted plaid, uma peça de roupa um pouco maior cuja metade superior pode ser usada como capa.
O kilt pequeno ou kilt “moderno” surgiu no século XVIII e é essencialmente a metade inferior do belted plaid, ou seja, é só a saia.
Embora o kilt seja mais usado em ocasiões formais ou em jogos e eventos esportivos nas Terras Altas, ele também foi adaptado como um item de roupas masculinas informais nos últimos anos, retornando às suas raízes como uma peça cotidiana.
Mas, verdade se diga, que são poucos os homens que usam kilt no seu dia a dia. O mesmo, acaba por estar praticamente sempre reservado para eventos formais.
Agora que já sabe um pouco mais sobre a origem do kilt, os disfarces de escoceses já têm um significado mais interessante.